Post patrocinado:
-
Página inicial Guarnições Serviços Celotex virtual Diversos Contato
E-mail: Senha: Recuperar senha ou Cadastre-se
Página inicial » Minas Gerais » Três Corações


Aqui estão informações disponíveis sobre a cidade de Três Corações e das unidades nela existentes. Para editar as informações sobre a cidade ou sobre a(s) unidade(s), o usuário deve estar logado.
  • Nota 3.00/5

Informações gerais Organizações militares Fotos Opiniões de usuários Avaliações de usuários Notícias relacionadas

  • Informações sobre a cidade

    última edição por claudemir em 09/05/2012 às 17h07min
     
    Tipo de Guarnição:
    Gu Comum
    - Condições normais.
    Habitantes:
    80.000
    Voltagem:
    110 v
    Rádios e TVs:
    *Emissoras de TV: - Canais: 02 Record Minas; 04 Rede Vida; 07 SBT Minas; 09 Globo Minas; 11 Band; 13 Mundo Maior; 51 Assembléia Legislativa MG e 53 Novo Tempo.
    *Emissoras de Rádio: - AM: 1540KHz Tropical; - FM: 95.7MHz Tropical, 104.9 Conexão e 105.9 Educativa. Conta ainda com o sinal de mais outras 15 emissoras FM 97,3 MINAS FM que toca a musica sertaneja 24hs por dia e 04 AM de cidades vizinhas.
    Ensino básico e médio:
    Colégio Polivalente, Colégio Estadual, Colégio Luiza Gomes, Colégio União, Colégio Padrão e muitos outros...
    Ensino superior:
    Universidade Vale do Rio Verde (odontologia, enfermagem, etc...)
    Média de Aluguel:
    R$ 450,00, para uma casa de 02 quartos
    Mercado de trabalho:
    A pecuária tem destacada participação na economia do município, através de seu rebanho leiteiro e gado de corte, sendo o gado leiteiro um dos melhores do Estado.

    As culturas do café, milho e batata inglesa são de grande expressão econômica, seguindo-se em menor escala as de feijão, arroz e frutas regionais.

    A política de desenvolvimento industrial, associada à implantação de áreas destinadas a novas empresas, tem concorrido, de forma significativa, para a diversificação da produção. Como resultado da conjugação de suas potencialidade, recursos e sua estratégica posição geográfica, Três Corações oferece inúmeras oportunidades de investimento. O município dispõe de um Distrito Industrial, localizado às margens da Rodovia Fernão Dias (BR-381), ocupando uma área de 2.634.944,47 M2, que a cada dia se firma como um dos mais promissores pólo industriais do Sul de Minas. A cidade possui também um mini distrito, situado na estrada Três Corações/São Bento Abade, com área de 50.380 M2, pronta para receber empresas de pequeno porte.

    O principal recurso natural (mineral) é a pedra São Tomé, de grande aplicação no ramo de construção civil. O município possui dinâmica atividade comercial, tanto atacadista como varejista.

    No setor industrial destacam-se as industrias de produtos derivados do leite (leite em pó, manteiga, queijo), metalúrgicos (esquadrias metálicas, botijão de gás, rodas de aço para automóveis, roda de liga leve, fios de cobre, fundição), fábrica de ração, fertilizantes, couro, calçados, pré-moldados de cimento, produtos químicos, refrigerantes, cromação e niquelação de metais, móveis, piscinas de fibra de vidro, brinquedos de plástico, colchões, aparelhos de sinalização, semáforos, desinfetantes, doces, bolsas e cintos de couro, vassouras e confecções.
    Turismo e lazer:
    São Tomé das Letras
    Distante 32 quilômetros, em estrada asfaltada. A cidade é tida como centro energético e muitos a consideram mística. Lá, muitas construções, pavimentos e artesanato são construídos em pedra. Oferece, ainda, diversas cachoeiras, grutas, formações rochosas e uma bela vista da região.

    Circuito das Águas Mineiro
    Cambuquira é uma das cidades que compõem o circuito, distante apenas 23 km. Entretanto, nas outras cidades o turismo é mais desenvolvido: São Lourenço, Caxambu e Lambari. As opções são as fontes de águas minerais, com características físico-químicas diversas e utilizadas na cura de diversos males, passeios de charrete, trem e teleféricos, artesanato, doces, parques de águas, balneários e outras atrações.

    Baependi
    A cidade de Nhá Chica, beata que no final do século XIX iniciou a construção de uma Igreja e a quem são atribuídos diversos milagres. Ela foi sepultada dentro da Igreja que construiu e atrai a visita de diversos turistas e romeiros. A cidade oferece, também, artesanato, principalmente em palha, que é "exportado" para diversas capitais do País e cidades turísticas.

    Terras Altas da Mantiqueira
    Para quem gosta de aproveitar a natureza, em hotéis-fazenda e pousadas. A área concentra as maiores elevações da região sudeste, oferece um clima temperado e belas paisagens e já registrou ocorrência de neve.

    Outros roteiros em distância média:
    - Cidades históricas de Minas (Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei, etc);
    - Parque Nacional de Ibitipoca;
    - Monte Verde, Aiuruoca, Carrancas;
    - Circuito das Malhas.

    Os historiadores creditam o antigo e notável progresso de Três Corações a dois fatores que deram solidez à vida econômica do município: a construção da estrada de ferro e a instalação da Feira de Gado.

    A concessão para as obras da ferrovia foi dada ao brigadeiro Couto de Magalhães e ao Visconde de Mauá, em 1875, para ligar o município a então Estrada de Ferro D. Pedro II, em Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Influências políticas alteraram o traçado original e a ligação se fez em Cruzeiro-SP, inaugurando-se oficialmente a estrada em 1884, pelo próprio Imperador.

    A feira de Gado foi instalada no ano de 1900, por concessão do Governo Provincial, e centralizava em Três Corações, mediante taxas e impostos recolhidos ao Erário, todos os embarques de bovinos de extensa região do país. Foi essa uma época de grande crescimento para a cidade, que movimentava então verdadeiras fortunas na negociação dos animais, merecendo citação na imprensa internacional e a visita de um ministro de Estado do Uruguai, que a classificou como "a maior feira de gado da América Latina". Decorrência da exuberância dos negócios, Três Corações teve instalada em 1916, a primeira agência do Banco do Brasil no Estado de Minas Gerais, então a 12ª em todo o país.

    A feira teve a concessão de privilégio cassada em 1920, com grande repercussão na economia do município, que entretanto já desenvolvia uma florescente cafeicultura em suas fazendas. O café foi introduzido no município em 1833, por Francisco Antônio da Fonseca.
    Saúde e segurança:
    - Saúde: A cidade conta com dois hospitais, diversas clínicas de fisioterapia, de ultrassonografia, tomografia, densitometria, laboratórios, farmácias, dentistas, médicos especialistas em praticamente todas as áreas, Unimed e FUSEx.
    - Segurança: A cidade conta com uma Companhia de Policiais Militares, Companhia de Bombeiros, Policiais Civis, Guarda Municipal e Companhia de Polícia do Exército Brasileiro.
    Sobre a cidade:
    Formação Administrativa:
    O distrito de Três Corações do Rio Verde deve sua criação ao decreto datado de 14 de junho de 1832. A Lei Provincial nº. 3.197, de 23 de setembro de 1884, criou o Município com denominação de Três Corações do Rio Verde e território desmembrado de Campanha, tendo-se verificado a instalação a 10 de julho de 1885. Em virtude da Lei Provincial nº. 3.387, de 10 de julho de 1886, elevou-se a categoria sede do município e também do distrito, que teve sua criação confirmada pela Lei Estadual nº. 2, de 14 de setembro de 1891. Por força da lei nº. 843, de 1923, o município passou a denominar-se simplesmente TRÊS CORAÇÕES.

    ASPECTOS FÍSICOS
    Localizado ao Sul de Minas Gerais, o município é banhado pelos Rios Verde, do Peixe, Palmela, Lambari, além de vários ribeirões e córregos. Limita-se ao Norte com os municípios de Varginha e Carmo da Cachoeira, ao Sul com os municípios de Conceição do Rio Verde e Cambuquira, a Leste com os municípios de São Bento Abade e São Tomé das Letras e a Oeste com os municípios de Campanha e Monsenhor Paulo. A topografia é representada pelas serras da Onça, do Palmital, do Jurumim entre outras, tendo seu ponto culminante na serra das Ninfas , aos 1.200 m de altitude.
    Data de aniversário
    23 de setembro - 130 anos
    Gentílico
    tricordiano
    Brasão

    Bandeira

    Localização

    Hora atual

    UTC/GMT - 3 hr
    Não está em horário de verão

    Horário de verão

    de 20 de outubro de 2013 à 16 de fevereiro de 2014

    Coordenadas geográficas
    21° 41' 41" S 45° 15' 19" O
    Faixa de CEP
    37410-000
    DDD
    35
    Operadoras de telefonia celular
    Claro (82 a 84)
    Vivo (96 a 99)
    Oi (86 a 88)
    Tim (91 a 94)
    Clima
    mesotérmico
    Temperatura média: 20°C
    Índice pluviométrico: 1.642 mm
    Imagem Satelital

    Distâncias

    Links úteis

  • Organizações Militares

    Marinha


    Nenhuma OM!

    Exército

    13ª C S M

    7ª Del SM/13ª CSM

    Es S A

    Força Aérea


    Nenhuma OM!

  • Fotos da cidade
  • Opiniões de usuários

    Para adicionar sua opinião ou pergunta, você deve ser um usuário cadastrado e estar logado!
    FelipeAS publicado em 31/10/2012

    Excelente guarnição, servi por 5 anos e considero uma das melhores em que tive a oportunidade e o privilégio de servir. Com certeza voltaria a servir lá. Localização geográfica muito boa (está perto de tudo: Rio, São Paulo, BH, Varginha, Poços de Caldas, Aparecida, etc). Muitas amizades fiz na EsSA e em TC. Eternamente grato!
    Karol publicado em 14/08/2012

    Muito interessante, acessivel e esclarecedor este Guia. Meu noivo está prestando o concurso p/Futuro sargento da Esa. Somos de Uberlândia, sou Prof de Ed.Fisica e por saber que 3S2 é a cidade do Pelé fiquei super contente, fui criada em Paracatu, um lugar pequeno mais de pessoas calorosas e receptivas e tive a impressao que 3 corações tbm é assim, Fiquei muito feliz! Que Deus continue abençoando esta cidade, onde poderei constituir familia e que poderá vir a ser minha cidade tbm! Obrigada a todos!
    klaus publicado em 23/06/2012

    excelente cidade. Pacata, agradável, próxima ao Circuito das Águas. Custo de vida baixo, oferece PNR, e a EsSA é um ótimo local de trabalho. Recomendo!
  • Avaliações de usuários


    Você recomenda estta cidade aos seus copanheiros, baseando-se em suas experiênias na localidade? Em caso pisitivo, clique na ícone (+), caso contrário, clique noícone (-).

    Positiva (83,33% positivas) Negativa (16,67% negativas)
    Total de 6 avaliações:
  • Notícias relacionadas